sexta-feira, 5 de março de 2010

Dia destes ouvi uma que realmente é boa. Existe agora (ou se sempre existiu, pior...!) a doma para a raça tal, doma para a raça “x”, “domas” para raças distintas e diferentes. Impressionante como as pessoas inventam e complicam a vida dos cavalos ou mesmo dos proprietários destes cavalos, que aceitam isto, já que quem coloca esta idéia são os profissionais... Domar ou iniciar um cavalo não tem nada a ver com o que ele vai fazer de modalidade esportiva, e muito menos com a raça! Iniciar um potro significa dar uma base, criar condições, ensinar e colocar o potro em preparo para então ser treinado em uma modalidade. Inicia-se um cavalo, um potro, para que ele depois disso seja treinado para a modalidade de escolha. Não se doma para adestramento, salto, tambor

ou baliza. Doma-se, inicia-se um potro para a vida, dando informações e condições dele ser um cavalo preparado física e mentalmente, como um garoto que vai à escola aprender a ler e a escrever, para depois decidir se quer ser médico, advogado, veterinário, etc. É simplesmente absurda e completamente isenta de conhecimento a colocação de que Lusitanos devem ser domados na doma lusitana, Quartos de Milha de tambor devem ser domados de tal forma, cavalos de rédeas de outra forma, cavalos de marcha devem ser domados assim ou assado. Pensemos juntos: alguma criança entra na escola já sendo preparada desde o maternal para ser um advogado? Acontece que os profissionais misturam domar com treinar, iniciar com fazer um cavalo. A pergunta: “para que você está domando este potro?” é a mais freqüente e na verdade a mais errada. Novamente comparando, seria o mesmo que perguntar ao pai de uma criança de 4 ou 5 anos “seu filho vai à escola para ser o que no futuro?”. Ora, espera-se que um filho seja responsável, saiba as coisas todas de educação básica, saiba ler e escrever que ele saiba relacionar-se com as pessoas, saiba que existem horas de estudo e trabalho, horas de lazer, e principalmente que ele torne-se um homem ou uma mulher firme, sério, honesto, responsável e culto, entre outras coisas. Depois disso ele decide ou vocês decidem juntos, qual profissão ele vai seguir. E o que você quer de um potro na doma? As mesmas coisas, obviamente que considerando as diferenças entre os cavalos e os Humanos, mas nunca a idéia final de “profissão” deste cavalo na época da doma!

Amigos acreditem: domar, iniciar um potro, não tem nada a ver com o que o cavalo vai fazer da vida. Tem a ver com formação de caráter, confiança, aprendizado para a vida.

Tem a ver com escola e não com utilização de um cavalo. É por isso que vemos por aí cavalos que mal sabem caminhar ao cabresto, cavalos que não podem ser soltos, cavalos com manuais de instrução para o manejo. São cavalos adultos, que se fossem Humanos, provavelmente teriam sido aquelas crianças que dão escândalos nos restaurantes, e o pai com a certeza que o filho vai ser um médico de sucesso, etc. etc. etc.



Aluisio Marins

Aluisio Marins é colaborador do nosso site desde 18/02/2006 e já possui 64 publicações em nosso Portal nas categorias: Crônicas, Doma, Saúde, Nutrição e Negócios

Nenhum comentário: